O Programando o Futuro é um programa construído para abrir as portas do mundo da programação para jovens em situação de vulnerabilidade e que não têm acesso a um computador. O programa conta com um curso completo de programação em Python onde todas as aulas e exercícios podem ser feitos apenas com o uso de um celuar Android de baixo custo, sem a necessidade de um computador por perto, além de um acompanhamento psicosocial dos participantes do programa.
Ao utilizar seus próprios celulares para aprender a programar, os alunos adquirem mais autonomia no aprendizado, sem depender da oferta de computador pela escola onde estudam ou abrigo onde moram.
A motivação inicial do projeto surgiu a partir de um desafio apresentado por um de nossos parceiros em ofertar formações tecnológicas para jovens que se encontravam em abrigos ou casas de acolhimento. A demanda por esse tipo de conteúdo é grande, principalmente por formações na área de programação e desenvolvimento. Entretanto, os abrigos ou escolas onde os jovens estudam, nem sempre conseguem oferecer uma infraestrutura básica para que os jovens desenvolvam suas habilidades nessa área.
A ideia dessas formações é utilizar recursos e ferramentas que possam ser acessíveis à realidade dos jovens. Para isso, encontramos no celular pessoal um poderoso aliado para a educação tecnológica. Foram alguns meses de estudos e desenvolvimento de conteúdo, para que conseguíssemos chegar em um formato viável para atingir esse objetivo.
Os principais beneficiados do Programando o Futuro são jovens entre 14 e 18 anos que não possuem acesso a um computador mas que mesmo assim têm a vontade e o interesse em aprender a programar.
Para garantir a implementação e execução do projeto, atuamos em parceria com o sistema de acolhimento, casas de abrigo do DF e organizações privadas que garantem o patrocínio do projeto.